Chinelo X Problemas crônicos nos pés


Depois da pandemia, o modelo de trabalho home office foi aderido por grande parte das empresas. Essa nova forma de trabalhar incrementou a cultura online ao redor do mundo, assim como também aderiu a outro tipo de cultura: o uso de chinelos.

Confortáveis e práticos, esse tipo de calçado passou a ser utilizado com mais frequência, inclusive fora de casa. O que muitos não sabem é que passar muito de chinelo pode ser prejudicial, principalmente para aqueles que apresentam algum tipo de problema crônico nos pés.

Principais problemas
Entenda quais os principais problemas do uso corriqueiro de sandálias e quais os cuidados que devem ser tomados.

Joanetes
As pessoas que apresentam essa deformidade devem evitar o uso de chinelos comuns. Muitas vezes forçamos o dedão para tentar prender o chinelo no pé e essa ação pode prejudicar a lesão existente. Sendo assim, o ideal é optar por chinelos que cubram o peito do pé, evitando a necessidade de forçar os dedos.

Esporão de calcâneo
Quem sofre com dores na sola do calcanhar (esporão) deve evitar ao máximo o uso de sandálias comuns. Para este caso, é muito importante usar um calçado que possua uma sola grossa,rígida, e que tenha a parte do calcanhar mais alta para que haja maior conforto e amortecimento na região, que é propensa a dor.

Pés chatos
As pessoas que possuem o pé plano, sem aquela curvinha tradicional da sola do pé, devem sempre ficar atentas à pisada para evitar lesões, como a fascite plantar. Para quem possui essa deformidade, o ideal é um chinelo de solado grosso e rígido, com palmilha de curvatura no arco do pé.

E o mais importante: se apresentar qualquer deformidade que causa dor e incômodo, procure um fisioterapeuta para uma avaliação. Entre em contato com a nossa equipe. Ligue:

Whatsapp: (81) 9 9981-0026

DOI: 10.32749/nucleo conhecimento.com.br/saúde/pacientes-com-hidrocefalia